Seis Táticas Para Não Perder O Controle Emocional Num Concurso

São Paulo - Entre todos os obstáculos enfrentados por quem vai prestar um concurso público, o descontrole emocional é obviamente o mais “democrático”. O defeito naturalmente se oferece pros candidatos mal preparados, cujo desconhecimento sobre isto as disciplinas se traduz em estresse e insegurança na hora da prova. Porém ele bem como acomete quem estudou freneticamente.

Advertisement

“Justamente por ter se preparado em tal grau, o concursando podes se constatar ainda mais ameaçado e cobrado pra ter sucesso”, explica Felipe Lima, professor do curso LFG. A professora Rachel Almeida, do website Concurso Virtual, conta que imediatamente viu muitos alunos seus com fantástica domínio da matéria serem reprovados por questões psicológicas.

O mal-estar emocional atrapalha a concentração e o raciocínio, o que impede o candidato de usar a sua competência máxima pra responder às dúvidas do checape. “Isso fica muito Professor Usou Barco, Lancha E Avião Pra Poder Concluir Mestrado , neste instante depois de sair da sala de prova, ele percebe os erros que cometeu”, diz a professora. Como Passar Em Provas E Concursos Livro Material De graça , continua Rachel, montar uma musculatura psicológica corresponde a mais de 50% da preparação necessária para ser aprovado num concurso público. É claro que, até uma certa dose, o nervosismo podes ser saudável.

Advertisement

Segundo Renata Xisto, psicóloga e coach especializada em concursos públicos, um pouco de preocupação assistência a instigar o candidato e tirá-lo de sua zona de conforto. O “estimulante” vira veneno no momento em que o candidato permite que teu mal-estar tome grandes proporções - e se transforme em uma espécie de medo cujas causas ele já não domina mais explicar racionalmente.

Quer manter a calma nos estudos e na hora da prova? Pra Rachel Almeida, professora do site Concurso Virtual, um procedimento simples pra relaxar antes e ao longo da prova é aprender a controlar a sua respiração. “Quando estamos ansiosos, respiramos mais de forma acelerada, o que comunica ao nosso cérebro que estamos em perigo”, explica. “Diminuir o ritmo acalma o organismo”.

Advertisement
  1. Raciocinar sobre isto erros e acertos
  2. Só imagine Prova De Títulos: Saiba Como Sair Pela Frente Dos Concorrentes
  3. seis Não cabe neste local entrar em todos os dados do livro mencionado (Rodrigues, 2002),
  4. 49 DELGADO, Mauricio Godinho. Manual de Certo do Serviço. São Paulo. 2010, p.734
  5. Prensa de pernas
  6. Alimente-se, pelo menos 30min antes de começar o estudo
  7. A propriedade dos seus estudos
  8. 9 de setembro - Proposta de criação do “Dia Wiki” em 9 de novembro

Uma técnica sugerida pela neurocientista Carla Tieppo, professora da Universidade de Ciências Médicas da Santa Residência de São Paulo, é expirar no dobro do tempo da inspiração. Uma tática adotada por alguns candidatos é prestar concursos inmensuráveis, mesmo que sejam para vagas aparentemente desestimulantes. Sorbonne E PUC-SP Lançam Mestrado Com Dupla Titulação , a aprovação em qualquer check-up, ainda que seja pra um emprego que você não deseja assumir, eleva a tua autoestima e neutraliza a crença de que estar entre os classificados é impossível.

Advertisement

Pelo mesmo fundamento é essencial fazer a maior quantidade possível de exercícios e simulados. “Quando começar a prova, fale para si mesmo ‘Este é só mais um exercício de tantos outros que já fiz, ou melhor, não é nada demais”, diz a coach Renata Xisto. Bem-estar físico e mental estão inevitavelmente entrelaçados.

Share This Story

Get our newsletter